Clique aqui e consulte nossas políticas.
Prefeitura Municipal de Ipuã - SP
Acompanhe-nos:
Enviar para um amigo!
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
10 MAR 2023
Campanha de Vacinação
Campanha de Vacinação HPV.

O HPV é uma infecção sexualmente transmissível (IST's) causada pelo Papilomavírus humano (HPV). Trata-se de um vírus que atinge a pele e as mucosas, podendo causar verrugas ou lesões percursoras de câncer, como o câncer de colo de útero, garganta ou ânus. O nome HPV é uma sigla em inglês para "Papiloma Vírus Humano" e cada tipo de HPV pode causar verrugas em diferentes partes do corpo.

Atualmente, existem mais de 200 tipos de HPV - alguns deles podendo causar câncer, principalmente no colo do útero e do ânus. A doença é conhecida como condiloma acuminado ou, popularmente, como verruga genital, crista de galo, figueira ou cavalo de crista. A infecção pelo HPV normalmente causa verrugas de tamanhos variáveis. No homem, é mais comum na cabeça do pênis (glande) e na região do ânus. Na mulher, os sintomas mais comuns surgem na vagina, vulva, região do ânus e colo do útero. As lesões também podem aparecer na boca e na garganta. Tanto o homem quanto a mulher podem estar infectados pelo vírus sem apresentar sintomas.

Pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde indica que 54,6% dos brasileiros entre 16 e 25 anos têm prevalência de HPV, sendo que 38,4% são de tipos de alto risco para desenvolvimento de câncer. O estudo, que é preliminar, foi feito com 5.812 mulheres e 1.774 homens, que foram entrevistados e fizeram exames em 26 capitais em no Distrito Federal.

O estudo indica ainda que 16,1% dos jovens tem uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST's) prévia ou apresentaram resultado positivo no teste rápido para HIV ou sífilis. Os dados finais deste projeto serão disponibilizados no relatório a ser apresentado ao Ministério da Saúde em abril de 2018. A pesquisa POP-Brasil foi realizada em 119 Unidades Básicas de Saúde e um Centro de Testagem e Aconselhamento com a colaboração de mais de 250 profissionais de saúde.

Vale destacar que o uso da camisinha durante a relação sexual geralmente impede a transmissão do vírus. Se você e/ou alguém da sua família fazem parte de um dos grupos prioritários para a vacina contra o HPV, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima!

Fonte: Secretaria de Saude
Autor: Departamento de Saude