Clique aqui e consulte nossas políticas.
Prefeitura Municipal de Ipuã - SP
Acompanhe-nos:
AVALIAR

Ipuã São Paulo - SP
Histórico
Localizado entre o rio Sapucaí e o ribeirão do Rosário, Ipuã, que em tupi significa “ Água que brota da terra “, teve sua fundação ainda em meados do século passado.
Seu primitivo nome, Santana dos Olhos D’Agua, que também é sinônimo de “ ipuã “, nasceu em terras doadas pelos antigos povoadores, o casal Carlos Fernandes e sua mulher Tereza Fernandes, e que hoje tem ruas como homenagem.
A freguesia de Santana dos Olhos D’Aguas, criada em abril de 1859 no Município de Batatais, em fevereiro de 1872, foi anexada a São José do Morro Agudo ( hoje Morro Agudo), onde permaneceu até maio de 1977.
Sua subordinação, no entanto, também esteve sob jurisdição de Nuporanga, em março de 1885; a Orlândia, em novembro de 1909, e a São Joaquim da Barra, em dezembro de 1927. O topônimo Ipuã foi determinado em 1944, e a autonomia político-Administrativa em 1948.
Gentílico: ipuãnense

Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Olhos d’Água, pela lei provincial no 23, de 25-04-1859, subordinado ao município de Orlândia. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Olhos d’Água figura no município de Orlândia. Pela lei estadual no 2256, de 31-12-1927, o distrito de Olhos d’Água deixa de pertencer ao município de Orlândia para ser anexado ao município de São Joaquim. Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Olhos d’Água figura no município de São Joaquim. Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.
Pelo decreto-lei estadual nº 14334, de 30-11-1944, o distrito Olho d’Água passou a denominar-se Ipuã. Sob o mesmo decreto acima citado o município de São Joaquim passou a denominar-se São Joaquim da Barra.
No quadro fixado para vigorar em 1944-1948, o distrito já denominado Ipuã figura no município de São Joaquim da Barra ex-São Joaquim.
Elevado à categoria de município com a denominação de Ipuã, pela lei nº 233, de 24-12-1948, desmembrado de São Joaquim da Barra. Sede no antigo distrito de Ipuã. Constituído do distrito sede. Não temos a data de Instalação.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito Sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Alteração toponímica distrital
Olho d’Água para Ipuã alterado, pelo decreto-lei estadual nº 14334, de 30-11-1944.

Tranferência distrital
Pela lei estadual nº 2256, de 31-12-1927, transfere o distrito de Olhos d`Água do município de Orlândia para o de São Joaquim.

IBGE

Versão do Sistema: 3.4.0 - 05/02/2024