05 OUT 2022
Fique Atento
Calhas, lajes e caixas d'água podem abrigar larvas do mosquito da Dengue. Negligenciar a limpeza destes locais aumenta as chances de proliferação do Aedes aegypti e os riscos contra a saúde humana. FIQUE ATENTO!

A Secretaria Municipal da Saúde, reforça a importância de manter os cuidados para o combate do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela. Redobre os cuidados no combate aos criadouros. 90% dos focos estão nas residências. Nada de água parada. Tampe pneus, vire garrafas, jogue fora latas. Limpe os bebedouros de animais, mantenha as caixas d’água tampadas. Canaletas, lajes e calhas devem estar sempre limpas. Troque a água dos vasos e dos pratos de plantas semanalmente ou enche-os com areia. Coloque água sanitária semanalmente nos ralos. Evite água parada. Não deixe o mosquito nascer.
Se alguém da família apresentar os sintomas da doença, procure imediatamente o serviço médico. Faça a sua parte. Mobilize sua família e amigos. Combater o mosquito é com você, comigo, com todo mundo!

“Qualquer recipiente exposto ao ar livre pode se tornar um criadouro do mosquito, e trazer sérios problemas. Neste período do ano, em que se alternam dias de chuva e de calor, o cuidado tem que ser permanente. No combate à Dengue, as pessoas se esquecem das calhas, lajes e caixas d’água. São locais que dependem de uma atenção especial dos moradores, pois acumulam água e se tornam criadouros”.

| Depto Vigilancia em Saude.

Fonte: Secretaria de Saude
Autor: Departamento de Vigilancia em Saude