Entende-se por Coleta Seletiva o processo de mobilização comunitária que permite a separação na origem, de materiais integrantes dos resíduos sólidos urbanos que podem ser reciclados e sua coleta, seleção e processamento complementares e destinação para reciclagem ou reutilização.
O Programa de Coleta Seletiva é uma iniciativa do Poder Executivo Municipal, a fim de otimizar o processo de destinação dos resíduos, reduzindo assim o impacto ambiental.
São considerados materiais recicláveis, entre outros: Papéis; Vidros; Plásticos; Metais; Matéria Orgânica; Entulho (resíduos da construção civil-RCC).
A coleta pode ser realizada através de postos de entrega comunitários (PEC), que serão instalados em escolas, condomínios, logradouros públicos, supermercados e outros locais de fácil acesso pela população. Ou ainda, poderá ser realizada pelo sistema de coleta porta a porta, feita com frequência máxima semanal e terá como objetivo recolher os seguintes materiais: papel, papelão, plástico, vidro e metais.